
Sem a participação dos dirigentes locais do PSL, o empresário e pré-candidato a prefeito de Manaus Romero Reis (PSL), da RD Engenharia, tem circulado em eventos políticos e na mídia no rastro da influência de nomes nacionais da sigla.
Foi assim na última sexta-feira, dia 30, quando acompanhou a agenda da deputada federal e líder do Governo Jair Bolsonaro (PSL), Joice Hasselmann (PSL-SP) no Amazonas.
Joice veio a convite do Codese – Manaus (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus). Romero Reis é vice-presidente do conselho.
Na comitiva, nem o presidente estadual do PSL, o deputado federal Delegado Pablo, e nem o presidente municipal, Delegado Péricles, estiveram presentes.
Em entrevista à Coluna de Política da Rádio Band News Difusora, Joice Hasselmann declarou que, caso se confirme, Romero Reis é o candidato dela a prefeito de Manaus. Fez essa declaração em frente à casa do atual prefeito da cidade, Arthur Virgílio Neto (PSDB).
“Se for candidato, vai ser o meu candidato. Romero é uma pessoa preparada. Gosto da atuação dele. É sereno. É uma pessoa que é respeitada por onde eu passo aqui. Vejo isso. É isso que temos que procurar. Pessoas respeitadas e que possam fazer a diferença aqui na região”, declarou a deputada.
Eleições 2020
Questionado sobre a proximidade com as lideranças nacionais do PSL e o distanciamento dos dirigentes locais, Romero Reis respondeu:
“Eu acho que a gente é apaixonado pela cidade de Manaus. O que desejamos é colocar essa experiência, essa bagagem a serviço da cidade. Eleição é o ano que vem. Somos cidadãos que estamos ajudando a cidade a se encontrar e fortalecer o modelo. Especialmente, gerar emprego. O maior programa social é gerar empregos”, disse.
Sobre a conversa com Arthur Neto, Romero afirmou: “O prefeito tem uma história. É sempre bom conversar com uma bagagem como a dele”.
Resistência interna
Os presidentes municipal e estadual do PSL, Delegado Péricles e Delegado Pablo, defendem que discussões internas e capacidade de agregar votos sejam parâmetros para definir a candidatura do partido para Manaus em 2020.
Críticas de Marcelo Ramos
Romero Reis foi o responsável pela definição da agenda de Joice que, ao invés de ir ao Sul do Amazonas, onde estão as queimadas, visitou Tefé, a quilômetros de distância do problema.
“Um aspecto importante é buscar a verdade. Estado do Amazonas é sinal de positividade. Todo mundo sabe onde estão alguns focos de incêndio. É muito alarmismo. Muita fumaça para quase nada de fogo”, disse.
Horas depois de Joice, ao lado de Romero, dar uma coletiva minimizando as queimadas, o deputado federal e presidente municipal do PL, Marcelo Ramos, criticou a escolha do local da visita e disse que demonstrava ignorância sobre a região.
“A deputada Joice poderia ter economizado esse dinheiro e ouvido gente que conhece a região”, declarou Marcelo Ramos no final da nota.