
✔ A nova líder do Governo do Amazonas na ALE-AM, a deputada Joana Darc (PL), deve ter como primeiro teste da função a denúncia feita contra o governador Wilson Lima (PSC) pelo presidente municipal do seu partido, o deputado federal Marcelo Ramos (PL).
✔ O deputado apresentou denúncia contra o governador e o secretário de Educação, Luiz Castro (Rede), em órgãos de controle federal sobre o que ele aponta como irregularidades em contratos da merenda escolar no Amazonas. Ramos diz que há “sobrepreço” e “indícios de participação efetiva” do secretário da Seduc, Luiz Castro, e do governador Wilson Lima nas irregularidades apontadas por ele.
✔ A deputada foi anunciada como líder do governo nesta quinta-feira, dia 30, dois meses após Wilson Lima tirar o deputado estadual Carlos Bessa (PV) do cargo e ficar sem liderança na Casa Legislativa. Há mais de duas semanas, o governador Wilson aguardava uma resposta da deputada Joana.
✔ O tempo, na avaliação do governador, no material distribuído pelo governo, serviu para dar liga à relação dos dois.
✔ A deputada é a primeira mulher a ocupar a função de liderança do governo. Este é mais um dado sobre a ampliação da representação de mulheres no poder legislativo. As parlamentares estão avançando na ocupação dos espaços de poder. A ALE-AM tem hoje uma mulher na vice-presidência da Casa, Alessandra Campelo (MDB), e duas mulheres na mesa diretora: Alessandra e a deputada Mayara Pinheiro (PP).
✔ Joana Darc é uma deputada de primeiro mandato que antes da ALE-AM foi vereadora na CMM (Câmara Municipal de Manaus) como oposição ao prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB). A parlamentar se destacou neste espaço pela personalidade forte e de confrontos com o então presidente da CMM e hoje deputado estadual Wilker Barreto (PHS), que era aliado do tucano.
✔ Joana, portanto, tem como desafio atuar no outro lado da vidraça numa função que exige, entre outras habilidades, diplomacia e trânsito entre os colegas e o governo – este último um outro desafio. Tem a favor dela a boa relação com a maioria dos deputados da atual legislatura.
✔ A corda parece ter ficado esticada dentro do partido da deputada, o PL. Imediatamente após o anúncio sobre a liderança, o presidente estadual do partido, o ex-deputado federal Alfredo Nascimento emitiu nota informando que o partido não fazia parte do governo Wilson Lima.
✔ O mesmo fez o presidente municipal do PL Marcelo Ramos, partindo para o ataque contra o governo que Joana terá que defender: “De minha parte sigo crítico a um governo que tem sido a negação de tudo que prometeu na campanha, sem responder aos anseios do povo do Amazonas, sem capacidade administrativa, sem planejamento e sem a autoridade necessária pra enfrentar os problemas que afligem a nossa gente”.
Foto: Governo do Amazonas/Divulgação
Ouça o podcast da Coluna de Política desta sexta-feira, dia 31, na Rádio Band News Difusora. De segunda à sexta ao vivo às 8h20