
*Atualizada às 14h23
O Diretório Municipal do PT em Manaus decidiu na manhã deste sábado, dia 29, que o partido lançará candidatura própria à prefeitura da cidade. A decisão foi unânime entre todas as tendências internas da sigla.
Participaram da reunião lideranças que apresentaram divergências pela luta interna de espaços, como o presidente estadual do PT e deputado estadual, Sinésio Campos, o deputado federal José Ricardo e o presidente municipal do partido, Valdemir Santana.
Com isso, o PT decidiu que oficialmente não vai apoiar candidatura fora do partido no primeiro turno das Eleições 2020.
O partido decidiu que realizará prévias, outro ponto que tem causado polêmica entre as tendências. A decisão é que, se houver mais de um pré-candidato inscrito até dia 20 de março para ser o candidato do PT à Prefeitura de Manaus, o partido realizar prévias no dia 4 de abril para decidir quem é o candidato.
Os dois pré-candidatos de maior força para as prévias no PT são: José Ricardo e Sinésio Campos.
José Ricardo é visto como a chance do partido de obter vitória nas urnas, por se manter entre os três com melhor intenção de votos para o cargo.
Sinésio é, sem sombra de dúvidas, quem mais tem votos internos no PT no diretório estadual. Internamente, é maior que o deputado federal.
No âmbito municipal, se considerarmos o grupo isolado, José Ricardo tem mais força que Sinésio. Por isso, Valsemir Santana, que representa a maior força municipal, funciona como fiel da balança.
Para onde Santana levar o apoio dele, numa possível disputa entre Sinésio e José Ricardo nas prévias, ajuda a fazer o mais forte. Por isso, Sinésio representa uma pedra no sapato de José Ricardo, em caso de prévias.
O prazo para inscrição de pré-candidaturas a vereadores é o dia 27 de março. Segundo o tesoureiro do diretório estadual do PT, Thiago Medeiros, serão 62 candidatos.
O presidente municipal do partido, Valdemir Santana, ao ser questionado sobre o clima da reunião e no partido neste momento, respondeu: “Todo mundo se comportou”, disse rindo.
Zé Ricardo abriu a reunião fazendo prestação de contas do seu mandato. O deputado Sinésio chegou logo em seguida, acompanhado de sua comitiva da Executiva Estadual. A presenca do grupo de Sinésio foi considerada uma visita de cortesia e apoio ao diretório municipal.