“Se deixar o Bolsonaro acaba com a ZFM”, afirma vice-presidente nacional do PT

O vice-presidente do PT, Luiz Dulci, declarou a membros do PT Amazonas que o Governo Bolsonaro por uma defesa ultraliberal da economia pode acabar com a ZFM (Zona Franca de Manaus).

“Porque, se deixar, o Governo Bolsonaro acaba com a ZFM. Eles têm uma visão ultraliberal das coisas e o Estado tem que sair fora. Não pode haver política de desenvolvimento regional”, disse Dulci sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em reunião na sede do PT-AM na sexta-feira, dia 26, Dulci também criticou a postura do Governo Federal sobre a Amazônia. Ele afirmou que a Amazônia não está esquecida nos planos do governo, mas que a visão é distorcida das necessidades e da importância da região para o País.

“Se tem uma coisa que não vai acontecer no Governo Bolsonaro é falta de proposta para a Amazônia. Só que serão propostas reacionárias, antipopulares, antiecológicas, contrárias às populações tradicionais. Mas eles não vão ficar numa posição passiva. Por isso mesmo nós temos que responder”, declarou.

CRÍTICAS

Ele fez críticas à postura de Bolsonaro sobre a Amazônia nos primeiros dias de governo.

“A última coisa que ele falou para o Trump (presidente dos EUA): propor ao Governo dos EUA explorarem junto a Amazônia. Depois recebe os índios e na lata assim diz que tem que ter exploração mineral das reservas, tem que ter … quer dizer… pelo menos ele tem uma vantagem: ele fala as coisas e a sociedade fica sabendo”, disse.

JOVENS

Para o dirigente nacional do PT, há sensibilidade entre a juventude brasileira sobre a importância da Amazônia.

“O Brasil está prestando atenção ao que o Amazonas diz, a juventude brasileira, sobretudo, presta muita atenção nos desafios da Amazônia. Às vezes, as pessoas mais antigas tem uma visão mais conservadora, mais recuada. Mas o jovem sabe do caráter estratégico que a Amazônia tem no projeto de desenvolvimento nacional”.

Dulci pediu que os militantes do PT discutam a Amazônia com Fernando Haddad (PT), o candidato do PT à Presidência da República em 2018, que deve estar em Manaus no dia 26 de maio na Caravana Lula Livre.

HADDAD

“O Haddad está muito animado com essa volta dele (a Manaus) (…) A vinda do Haddad além do Lula Livre, a defesa do direito do povo é uma oportunidade também de vocês atualizarem com ele essa resolução sobre a Amazônia”, disse.

Dulci também informou que o PT emitiu uma resolução exclusiva sobre a Amazônia no início deste ano.

“Pela primeira vez dos 39 anos de história, a executiva aprovou uma resolução exclusiva sobre a Amazônia. A importância da Amazônia para o País, o significado para quem mora e quem não mora na região. As propostas destrutivas do Governo Bolsonaro para a Amazônia. São muitas”, disse

https://www.facebook.com/jornalistarosienecarvalho/videos/2366119256786200/