Secretário da Sefaz demonstra força no governo e entre deputados

Secretário Alex Del Giglio e deputado estadual Wilker Barreto. Foto: Reprodução Vídeo/ Amazonas Atual

O secretário de Estado de Fazenda, Alex Del Giglio, em menos de uma semana, recebeu duas sinalizações de aprovação e força do Governo do Estado e da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado).

Na quinta-feira passada, dia 13, o analista do tesouro estadual da Sefaz, Luiz Otávio da Silva, ao substituir o secretário em reunião da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), expôs que o Estado do Amazonas tem risco de não conseguir pagar os funcionários públicos a partir de outubro.

As palavras diretas do técnico criaram um mal estar no governo. No dia seguinte, o efeito da repercussão tentou ser contido com o anúncio do adiantamento do 13º salário, em julho.

Setores do governo entenderam que o técnico não deveria ter se expressado daquela maneira. Mas não passou disso.

Houve a emissão de uma nota do governo sobre as declarações do técnico, mas sem o desmentir ou constranger.

Alex Del Giglio, além de não ser enquadrado pela exposição de seu substituto na ALE-AM, teve sua pasta preservada.

ALE-AM

Nesta terça-feira, dia 18, o secretário foi filmado num bate-boca com o deputado estadual de oposição, Wilker Barreto (PHS) na recepção da sala dele na Sefaz. O vídeo, disponibilizado pelo deputado, foi exposto em vários sites e o assunto levado à ALE-AM nesta quarta-feira, dia 19.

A repercussão do confronto entre o secretário e o deputado de oposição em atividade parlamentar foi contida pelo histórico da recente da atuação de ambos.

Na ALE-AM, o deputado Wilker foi medido pelos pares dos excessos considerados por eles desnecessários em outros episódios. O secretário Alex, pela acessibilidade, educação e demonstração de conhecimento técnico em outras situações.

Por menos que isso, outros gestores de órgãos públicos estaduais e federais foram alvo de notas e declarações de repúdio por parte da ALE-AM.

Deputados que passaram por situações como a que passou o deputado Wilker e até com episódios de menos relevo na atuação parlamentar, receberam total solidariedade de diferentes perfis de deputados na Casa.

Carta de crédito

O comportamento do secretário na terça-feira, recebeu comentários de reprovação por parte da líder do governo Joana Darc (PR), da vice-presidente da ALE-AM, Alessandra Campelo (MDB), do deputado Dr Gomes.

Mas os três também destacaram, com maior ênfase, o perfil pacífico, a acessibilidade, a boa vontade em responder assuntos espinhosos e atuar com êxito em momentos que deveriam ter sido conduzidos por outros secretários.

Pressão

O comportamento do secretário Alex Del Giglio no episódio, para além do bate-boca e da possibilidade de ser interpretado como impedimento da atividade parlamentar – o que não é algo que deva ser tratado como banal e minimizado – atrai a atenção em função do perfil que secretário demonstra ter até agora.

De fato um dos mais acessíveis e técnicos do Governo Wilson Lima.

Mesmo em situações de pressão de adversários do governo, em reuniões longas com grevistas e perguntas mais duras da mídia, não dava demonstração de descontrole da reação.

A deputada Alessandra Campêlo, no discurso, indicou alguns fios soltos no contexto da reação de Alex Del Giglio: tem atuado para além das funções que outros secretários de Fazenda desempenhavam em governos passados.

“O secretário Alex tem dado uma contribuição ao governador Wilson Lima muito maior que outros secretários. Os outros secretários têm que acordar. Tem problemas que nem precisariam chegar no gabinete do governador ou no gabinete da Sefaz. Teriam que ser resolvidos no âmbito das secretarias. São problemas administrativos que geram grandes problemas políticos”, declarou.

Foto: Reprodução de vídeo/ Site Amazonas Atual