Sem políticos experientes, governo escala irmão de Roberto Jefferson para secretário

O engenheiro e irmão do ex-deputado federal Roberto Jeffeson (PTB) Ricardo Francisco será o novo secretário de Estado do Governo Wilson Lima (PSC).

Nesta quarta-feira, a nomeação do nº 2 do PTB nacional para a Secretaria de Política Fundiária do Estado do Amazonas foi confirmada pelo vice-governador e chefe da Casa Civil, Carlos Almeida Filho (PRTB).

A adesão do quadro nacional do PTB à administração do Estado é confirmada poucos dias depois do vice-governador Carlos Almeida e o presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), viajarem juntos a Brasília.

PTB-AM

Josué Neto e Carlos Almeida articularam a nomeação. O presidente da ALE-AM está de malas prontas para se filiar à sigla.

Um outro nome do PTB no Governo Wilson Lima está Suhab, que é Keilla Cristina da Cunha, da direção estadual do PTB-AM.

Há estudos, na reforma administrativa, que avaliam deixar as duas pastas num mesmo núcleo operacional.

Experiência

Ricardo Francisco foi secretário em outras administrações ligadas ao PTB.

Em Juiz de Fora, por exemplo, o engenheiro foi secretário de Planejamento Social e Gestão Estratégica, quando Carlos Alberto Bejano do PTB era prefeito da cidade.

Ele foi dispensado do cargo após a renúncia do titular, em 2008. Assumiu um nome do PR.

Mensalão

O ex-deputado federal Roberto Jefferson ficou conhecido nacionalmente por ter participado e ser o delator do Mensalão, um escândalo de corrupção no Governo Lula, envolvendo nomes da cúpula do PT e de outros partidos.

Na ocasião, Roberto Jefferson foi condenado a 7 anos de prisão por acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Foto: Josué Neto/Divulgação