Semana foi marcada por largadas às Eleições 2020

Foto: TSE/Divulgação

✔ A semana foi marcada por largadas de nomes às Eleições de 2020, quando estará em disputa a sucessão de Arthur Neto (PSDB) na Prefeitura Municipal de Manaus. Pré-candidatos nos bastidores, alguns nomes buscaram ou foram colocados em evidência nos acontecimentos políticos.

✔ O encaminhamento para o fim da greve de professores foi um presente que o presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), ganhou das mãos do governador Wilson Lima (PSC), quando o mesmo transferiu a bronca do setor para o colo dele. O governador, mesmo que não tenha tido esta intenção, colocou o parlamentar em um importante palanque. Josué teve contato e deu boa receptividade a uma das maiores categorias do Estado e de Manaus. Ficou com os louros que o governo abriu mão.

✔ Deputados estaduais informaram que professores, após o desfecho das negociações na ALE-AM, cumprimentaram Josué e disseram que ele pensasse no executivo municipal. Ao ser abordado na frente de outros parlamentares desta maneira, o deputado apenas sorriu e agradeceu.

✔ A filiação de David Almeida ao Avante, nesta quinta-feira, dia 23, foi um ato de lançamento da pré-candidatura à Prefeitura de Manaus, O próprio discurso do ex-presidente da ALE-AM deu este tom. Não escondeu suas intenções. Falou em criar uma representação do partido em cada bairro de Manaus.

✔ Além disso, adotou discurso conciliador de quem está interessado em agregar apoio e força para a disputa. Na filiação dele, havia aliados de Eduardo Braga, Artur Neto e Amazonino Mendes.

✔ José Ricardo foi lançado pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante a Caravana Lula Livre, nesta quinta-feira, dia 23. As votações que José Ricardo teve nas três últimas eleições animam os petistas.

✔ Ele começa a concentrar forças para que, como já ocorreu com outros nomes de peso dentro do PT, não perca a disputa nas decisões internas da sigla.

✔ Nome frequente em pesquisas pré-eleitorais à Prefeitura de Manaus e ao Governo do Estado, o vice-prefeito Marcos Rotta (sem partido) também fez suas movimentações.

✔ Tenta voltar à cena e à pauta política se transformando em oposição ao prefeito de Manaus e por meio do palanque eletrônico, que levou Wilson Lima ao Governo do Estado. Esta semana, usou seu programa para apontar problemas do transporte público da cidade.

✔ O deputado federal Marcelo Ramos (PR) também apareceu esta semana nas polêmicas que mexem direto com interesse da população: a pauta da possibilidade do aumento da conta de energia elétrica a partir de um decreto do governo. Marcelo nega candidatura, mas aos finais de semana, em atos de prestação de contas do mandato, vive nos sinais da cidade e em comunidades no contato corpo a corpo com os eleitores.

✔ A deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) foi anunciada como opção da sigla em 2020 pelo senador e presidente estadual do partido, Eduardo Braga: “Manaus não teve uma prefeita mulher, quem sabe ela não seja a primeira”.

✔ Alessandra é vice-presidente da ALE-AM e aliada de Josué Neto.

✔ Até o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy não está perdendo tempo, após o nome dele sair em uma pesquisa eleitoral para 2020. Esta semana divulgou em suas redes sua filiação ao Novo.

Foto: TSE

Ouça o Podcast da Coluna de Política da Rádio Band News Difusora. De segunda à sexta às 8h20 ao vivo:

Foto: TSE