
*Matéria atualizada às 18h16
O presidente estadual do PT-AM e deputado estadual Sinésio Campos conseguiu emplacar uma indicação dele entre os 26 membros da Executiva Nacional do PT.
Uma dos três representantes da corrente “Movimento PT” será a amazonense Jéssica Italoema, de 23 anos, que fazia parte da secretaria de mobilização do partido no Amazonas.
Dentro do PT, Jéssica é reconhecida como uma jovem atuante e com formação política. Ela também é vista como uma militante leal a Sinésio Campos, responsável por sua indicação na executiva nacional.
A executiva nacional do PT, instância de maior poder do partido e cujos membros foram definidos nesta sexta-feira, dia 17, é composta por 26 pessoas e o presidente nacional. No caso, o partido hoje é presidido pela deputada federal Gleise Hoffmann.
De acordo com as regras internas do partido, as 26 vagas da executiva nacional são divididas de forma proporcional, conforme os votos de cada um dos coletivos no PED (Processo de Eleição Direta).
Cada coletivo decide internamente como indica suas vagas. A maioria também divide em proporção de votos. Membros do PT-AM informaram ao blog que o Amazonas contribuiu bastante para os votos do “Movimento PT”.
Este coletivo, na executiva nacional, está representado por um filiado da Bahia, outro de Minas Gerais e Jéssica Italoema do Amazonas.

Com representante na executiva nacional, Sinésio terá acesso em tempo real às discussões e deliberações do partido, além de poder, por meio de sua indicação, participar dos debates e votar na tomada de decisões.
O deputado estadual se lançou pré-candidato a prefeito de Manaus e nos últimos meses tem travado embates com o deputado federal e também pré-candidato a prefeito pelo PT José Ricardo.
Nas redes sociais, Jéssica agradeceu à força política “Movimento PT” e disse que a tarefa do PT em 2020 é seguir a fala do ex-presidente Lula. Ela repetiu as palavras do líder petista que afirmou que o PT tem condições de ter candidaturas próprias nas capitais e aumentar o número de vereadores e vereadoras no país.
Amazonense na secretaria nacional de mulheres do PT
A amazonense Anne Karolyne Moura de Souza é membro do diretório nacional e secretária nacional de Mulheres do PT. Há influência na função que Anne exerce, com assento e direito a voz na instância máxima de poder do PT, porém sem o exercício de voto na tomada de decisões da executiva nacional.

O diretório nacional também é instância de tomada de decisões de diretrizes partidária, política de aliança e conjuntura. No ano passado, por decisão da executiva nacional, Anne compôs o COE (Comissão de Organização Eleitoral), que organizou o PED.
Anne faz parte da CNB e foi eleita para o cargo de secretária nacional de mulheres. Uma disputa nacional. No diretório nacional, a vaga que ocupa foi por indicação da corrente regional que ela faz parte na CNB.
No Amazonas, Anne é próxima ao grupo do ex-senador João Pedro.
O diretório nacional conta ainda com outro representante do Amazonas: Eric de Souza Moura, que faz parte da corrente “Resistência PT” do deputado federal José Ricardo.
Foto: Rede social Jéssica Italoema e Anne Karollyne