Sinésio vence Zé Ricardo em prévia e é o pré-candidato do PT à Prefeitura de Manaus

O deputado estadual e presidente estadual do PT, Sinésio Campos, foi escolhido em votação interna como o pré-candidato do PT à Prefeitura de Manaus, na próximas eleições.

A prévia do PT para a escolha do pré-candidato à prefeitura deveria ter ocorrido em março, mas foi adiada em função da pandemia. Nesta quarta-feira, dia 27, à noite, o diretório municipal do PT realizou reunião e votação para a escolha de seu pré-candidato.

Participaram da disputa o deputado federal José Ricardo, que é o nome do partido que melhor aparece nas pesquisas eleitorais para o cargo, o deputado estadual Sinésio Campos e o vereador Sassá da Construção.

O primeiro turno da escolha terminou com José Ricardo com 21 votos, Sinésio Campos com 20 votos e Sassá com cinco votos.

Pelo regimento do partido para a realização de prévias, nenhum dos três alcançou o mínimo de votos necessários a escolha de pré-candidato, que seria 24 votos. O PT definiu que o pré-candidato seria aquele que alcançasse 50% dos votos mais um.

O diretório partiu, então, para o segundo turno da escolha. Nesta votação, Sassá apoiou Sinésio, que ficou com 25 votos. A maioria de delegados que apoiava José Ricardo deixou a reunião virtual e ele terminou com apenas dois votos.

Na reunião, o grupo de José Ricardo defendeu que a decisão de segundo turno não fosse realizada no mesmo dia, o que não foi acatado.

Uma das tenências com maior número de delegados no diretório municipal, a do presidente municipal do partido Valdemir Santana, apoiou Sinésio Campos.

A disputa interna entre Sinésio e José Ricardo é pública desde o ano passado e a fervura entre os grupos não diminuiu nos últimos dias.

“Já liguei para o José Ricardo e ele é uma pessoa extremamente importante para a nossa campanha à Prefeitura de Manaus”, declarou Sinésio Campos ao comentar a vitória nas prévias.

Aliados de José Ricardo alegam que vão recorrer ao Diretório Nacional para anular a decisão desta quarta-feira

O presidente municipal do PT, Valdemir Santana, classificou como antidemocrático o gesto dos aliados de José Ricardo de se retirarem da votação quando perceberam que iam perder. Mas ressaltou que é parte do processo os recursos. “Mas o que está valendo agora é a decisão que o diretório acaba de tomar em votação”, declarou Santana confirmando o nome de Sinésio para a eleição à Prefeitura de Manaus.

A reportagem tentou ouvir o deputado federal José Ricardo, mas as chamadas não foram atendidas.

Foto: Divulgação PT