
O ex-senador, ex-superintendente do Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária) e ex-presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio) João Pedro (PT) declarou em entrevista, nesta segunda-feira, dia 2, que a ZFM (Zona Franca de Manaus) recebeu medidas de incentivo nos governos do PT porque o ex-presidente Lula entendia e conhecia de perto o modelo
“Foram dados 50 anos de prorrogação para a ZFM porque esse foi o pedido dos empresários da ZFM. O governo tinha um olhar. Só ataca a ZFM quem não entende de ZFM. E o Lula entende. Entendia antes de ser presidente. Ia na porta das fábricas no início dos anos 80 organizar sindicato. O Lula frequentou porta de fábrica aqui da CCE, da Sharp, da Honda, da Philips. O Lula fez isso”, declarou.
A entrevista foi concedida ao programa Exclusiva da Rádio BandNews Difusora.
João Pedro disse que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, não conhecem a ZFM e nem a Amazônia, traçando uma comparação direta com Lula e o Governo do PT em relação ao modelo econômico que sustenta o Amazonas.
“Lula conhece o portão da fábrica e a importância estratégica da ZFM para a Amazônia, para Manaus. Temos um presidente que não conhece verdadeiramente a Amazônia, um ministro que viveu fora do Brasil, que tem compromisso com o mundo financeiro”, disse.
Pré-candidato à Câmara Municipal de Manaus, João Pedro também criticou a postura dos poderes legislativo e executivo municipais nos debates de temas importantes para a população da cidade.
João Pedro disse que os empresários da ZFM que apoiaram o projeto político de Bolsonaro nas Eleições 2018 também tem culpa no cartório nos ataques que o modelo vem sofrendo.
“Acho que eles (empresários da ZFM) têm culpa no cartório. Esse segmento evidente que tem. Não tenho porquê está com meias palavras aqui. Tenho que ter o cuidado de não generalizar porque conheço empresários que defenderam e defendem o projeto que Lula e Dilma encaminharam. Agora, muitos bacanas aqui do setor industrial defenderam o Bolsonaro, sabendo quem é Paulo Guedes. O Pauilo Guedes falou na campanha o que ia fazer com relação aos incentivos fiscais”, declarou.
João Pedro diz que Bolsonaro, agora, dá o troco.
“Manaus sempre votou mais em centro-esquerda e esquerda. Teve essa novidade de votação expressiva no Bolsonaro em 2018 e agora ele está dando o troco, criando essa dificuldade para a ZFM”.