Tubarão engole peixe pequeno

Foto: Reprodução vídeo das redes sociais do senador Eduardo Braga

As movimentações do chefe da Casa Civil e vice-governador, Carlos Almeida Filho (PRTB), para exibir a ampliação de aliados do Governo Wilson Lima também expõem as fragilidades dos novos peixes no aquário político em relação aos tubarões que já governaram o Amazonas.

As redes sociais do vice-governador mostram a participação dele em agendas públicas com deputados estaduais, deputados federais e senadores. Os eventos com o senador Omar Aziz (PSD) não foram tão exibidos quanto o de Eduardo Braga (MDB), nesta segunda, embora o coordenador da bancada seja tratado como aliado do governo.

A agenda na Fundação Paulo Feitoza, de ontem, surpreendeu os expectadores e deixou a impressão de que o considerado homem mais forte do governo, naquela reunião, é um Nemo perto de Braga, que governou duas vezes o Estado.

Quem acompanhou a agenda disse perceber que Eduardo detinha o maior número de informação e passou orientações ao vice sobre os assuntos debatidos.

Uma fonte do blog afirmou ter ficado surpreendida com a cena e descreveu Braga como “mentor” do vice-governador, na reunião desta segunda.

No Instagram, o senador Eduardo Braga fez três postagens sobre a agenda com o vice-governador.

Há dois vídeos em que ele faz explicações e Carlos Almeida, de fato, presta atenção na sua exposição detalhada sobre as alternativas para plantar milho no Amazonas sem devastar a floresta.

Em outra postagem, Eduardo faz explicações e aconselha a adoção de políticas de gestão e tecnologia na área da Saúde que foram implantadas há 15 anos no Amazonas. Ou seja, no governo dele. E o vice-governador anota o que o senador fala.

A impressão deixada na reunião desta segunda-feira tem conexão com uma figura de linguagem usada para demonstrar uma regra de mercado, na área de negócios. E também deixa um recado para além da capacidade de visão administrativa: a desenvoltura na articulação política acumulada nas últimas décadas pelos caciques.

Pequenos investidores e empreendedores são alertados a respeito da possibilidade de associação com grandes e experientes empresários: o tubarão sempre vai engolir o peixinho. É a natureza dele.

Força política

Oficialmente e neste momento, Carlos Almeida é o nome de maior influência no Executivo Estadual. É com ele que políticos dos mais variados grupos buscam o diálogo e a aproximação do governo. E, após antipatia ou embates no entorno do vice-governador, é que cortes de nomes foram feitos neste primeiro ano do Governo Wilson Lima.

https://www.instagram.com/p/B5ldUmqgHI5/?utm_source=ig_web_copy_link

https://www.instagram.com/p/B5ktFDdgQtB/?utm_source=ig_web_copy_link

Foto: Reprodução vídeo das redes sociais do senador Eduardo Braga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *