Vanessa Grazziotin esquenta motor do PCdoB para 2020

A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) será palestrante nesta quinta-feira, dia 13, às 16h, em evento organizado pela UNE (União Nacional dos Estudantes) sobre a Reforma da Previdência na Ufam (Universidade Federal do Amazonas).

A volta de Vanessa a aparições públicas em Manaus deve ser intensificada pelo PCdoB, colocando-a em evidência num discurso contrário aos temas do Governo Federal que podem ser interpretados como prejudiciais aos trabalhadores.

Também será uma forma de esquentar os motores para as Eleições 2020, quando estará em disputa a Prefeitura de Manaus.

Voltar à evidência em Manaus

Vanessa é o nome de maior destaque da sigla que, como as demais, começa sua organização e movimentos para as Eleições 2020. Membros do partido consideram importante que o PCdoB tenha Vanessa como candidata à prefeita de Manaus.

A ex-senadora participou este ato de três eventos públicos em Manaus: Ato da paz, no Sindicato dos Urbanitários, Palestra sobre reforma da previdência na UEA e Debate na UFAM. Mas não tem presença constante na cidade e nem nos temas relacionados a Manaus.

Arthur sendo poupado

Aliás, até agora, nenhum dos que aparecem como pré-candidatos se apresentou como porta-voz dos vários problemas da cidade. Apenas o vice-prefeito Marcos Rotta (sem partido) tem feito ensaios de críticas à gestão que ele fez parte.

Destaque nacional

A ex-senadora divide com o ex-senador Lindbergh Farias (PT-RJ) a apresentação de um programa de entrevista no Canal no Youtube “À Esquerda”. A maioria das vezes Vanessa faz sua participação de Brasília.

Deu um tempo

Depois do resultado das Eleições 2018, em que concorreu à reeleição ao Senado, recebeu 373.948 votos e não conseguiu nenhuma das duas vagas, Vanessa passou por um período afastada de aparições públicas e políticas. A ex-senadora ficou em quarto lugar na disputa.

Em 2012

Nas Eleições 2012, após o racha no grupo do senador Eduardo Braga (MDB) e o então governador Omar Aziz (PSD) em torno do nome do grupo para a disputa pela Prefeitura de Manaus, o nome de Vanessa foi lançado em cima da hora.

Porém, entrou em campo claramente sem envolvimento do grupo que acabou rompendo após aquele episódio. Na ocasião, Rebecca Garcia foi retirada às vésperas do prazo final de registro de candidatura. Ela era a indicada de Omar Aziz, mas foi rejeitada no apoio de Braga.

Vanessa foi derrotada por Arthur Virgílio Neto na disputa por quase o dobro dos votos válidos, no segundo turno. Arthur recebeu 603.483 votos e Vanessa 311.607 votos.

Palestra

O evento será às 16h no Auditório Rio Solimões, no IFCHS (Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Letras), antigo ICHL. Além de Vanessa, também palestram no evento as professoras Kátia Couto, do Departamento de História da Ufam, e Cloeomara Cerquinho, Pró-Reitora de Planejamento da Ufam.

O tema da palestra é “Os impactos dos cortes na educação e as reformas do governo”.

Foto: Vanessa Grazziotin/Facebook