
O ex-superintendente da Suframa e candidato a prefeito de Manaus, Alfredo Menezes (Patriotas) comemorou provocando os adversários as duas citações ao nome dele feitas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao falar de eleições municipais esta semana,
“”Vários candidatos vão querer raspar a cabeça”, afirmou Menezes ao blog.
Menezes disparou os vídeos nas redes sociais em que o presidente Jair Bolsonaro o menciona como candidato de sua preferência nas Eleições 2020, na capital do Amazonas.
Veja os vídeos:
Ao ser abordado na entrada do Palácio do Alvorada, sua residência oficial, na quarta-feira, Bolsonaro foi questionado “inesperadamente” por uma apoiadora sobre a disputa pela Prefeitura de Manaus e respondeu: “Tem um candidato bom lá, um careca, foi superintendente a Suframa”. Em seguida citou o nome de Alfredo Menezes.
Nesta quinta-feira, durante uma live ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que tem candidato em três cidades: São Paulo, Santos e Manaus. Disse que o candidato dele na capital do Amazonas é “excelente”.
Bolsonaro, desta vez, afirmou que não citaria nomes porque havia dito que não se meteria no primeiro turno. Avisou que pode mudar de ideia.
“Eu assumi esse compromisso de não entrar em eleições municipais. Se bem que… a gente pode mudar de ideia também, tá certo? Se chegar um ponto tal e eu achar que eu posso influenciar nas eleições nessas três cidades, eu vou me manifestar porque eu acho que esses três candidatos nossos tem tudo para fazer um bom mandato para o bem de São Paulo, Santos e Manaus.
Além dos candidatos de partidos que compõem sua base aliada entre os 11 nomes que estarão nas urnas este ano, quatro são assumidamente da linha bolsonarista, ou seja, se apresentam como candidatos de extrema direita e com intenção de administrar Manaus como o presidente administra o País.
São eles: Coronel Alfredo Menezes (Patriotas), o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos), o vereador Chico Preto (DC) e Romeiro Reis (Partido Novo)
Alberto Neto é militar e se lançou pelo partido do presidente da bancada evangélica no Congresso, Silas Câmara, que representa uma das principais forças de apoio do presidente Bolsonaro no parlamento. O candidato também é o melhor posicionado nas pesquisas de intenção de votos feitas até este momento.
As declarações do presidente Bolsonaro ocorreram após a entrevista do presidente do instituto Action Pesquisa de Mercado, Afrânio Soares, em que ele declarou que, pelo grau de aprovação do presidente entre os manauras, mesmo os piores colocados nas pesquisas poderiam ganhar fôlego na disputa caso o presidente fizesse indicação clara, aberta e pública a respeito de sua preferência.
O blog apurou que as informações sobre as pesquisas chegaram ao conhecimento do presidente Bolsonaro esta semana.
“Mas não adianta jogo de palavras. Este apoio só fica claro para o eleitor com imagens, com a vinda do presidente aqui e um declaração pública e objetiva. Não sei se o presidente poderá tomar este tipo de atitude em favor de qualquer candidato. Em início de campanha, poderia viralizar”, avaliou o pesquisador.
Bolsonaro tem percentual de 44% de aprovação entre ótimo e bom em Manaus, o que, para Afrânio Soares, coloca o presidente da República, como o melhor cabo eleitoral para a disputa pela Prefeitura de Manaus nas Eleições 2020.
“O presidente Bolsonaro é idolatrado por 24% do eleitorado de Manaus e amado por 44%”, disse o pesquisador em entrevista ao programa Exclusiva da rádio BandNews Difusora (93.7).
Com uma chapa puro sangue composta apenas pelo seu próprio partido, o Patriotas, e com o perfil arredio aos políticos tradicionais do estado, Alfredo Menezes se apresenta ao eleitor como único candidato de DNA Bolsonaro. Os dois serviram o Exército juntos. Para o coronel, ele é quase da família e de fato tem acesso rápido e direto ao presidente, seja presencial ou de forma virtual.

Em plena pandemia, Menezes liderou uma carreata contra o isolamento social com a participação de Bolsonaro por vídeo conferência. Dias depois, a cidade viveu uma explosão de casos e mortes por covid-19.
Veja o vídeo:
A relação de “compadres” não o segurou na cadeira do Suframa. Quando o Planalto precisou de votos no Congresso e Menezes não tinha este trunfo, a corda esticada com a bancada federal do Amazonas enforcou a sua continuidade na autarquia.
Na disputa deste ano, há candidatos de direita e de Centro de partidos que estão na base aliada de Bolsonaro. O Podemos de Amazonino Mendes, pré-candidato favorito nas pesquisas até aqui, por exemplo, tem 11 deputados federais que votam com o presidente na Câmara dos Deputados.
O PSD de Omar Aziz, que é um dos cardeais do partido, também tem força e é um dos principais aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).