O vice-governador do Estado do Amazonas, Carlos Almeida Filho (PRTB), por meio de sua assessoria de comunicação, enviou nota ao blog informando que os praças e oficiais lotados nos gabinetes do governador e do vice-governador não ficam exclusivamente à disposição dos respectivos gabinetes.
De acordo com a nota, os policiais destes dois gabinetes estão à disposição da Casa Militar e atuam também na segurança de autoridades em visita a Manaus e prédios do governo, entre outras atividades.
Na quarta-feira, dia 12, a ALE-AM aprovou, por 22 votos a favor e um contra, a inclusão da Casa Militar da Defensoria Pública a partir de uma PEC e lei complementar enviada pelo governo.
No total, são 571 policiais fora das ruas à disposição de repartições públicas estaduais e federais.
Só nos gabinetes do governador e do vice-governador são 146 policiais.
A reportagem solicitou, mas ainda não recebeu informações sobre o efetivo de cada um dos 61 municípios do interior do Amazonas.
Leia a nota na íntegra:
Os Policiais Militares (PMs), que por lei estão lotados no gabinete do Governador e do vice-governador, na prática estão subordinados à Casa Militar. Desta feita, não ficam exclusivamente à disposição nos respectivos gabinetes, mas sim de ações do Governo, em Manaus e em atividades do Estado no interior do Amazonas, com gestão da Casa Militar. Eles também atuam na administração da Casa Militar; na segurança de prédios do Governo além da Sede; na segurança de autoridades quando em visita à Manaus, conforme solicitação e necessidade; além de também poderem atuar na segurança de autoridades, sob algum tipo de ameaça que a Justiça entende necessária e assim determina. Também é importante salientar que os militares trabalham em regime de escala, de acordo com regimento da Polícia Militar, portanto não estão todos em serviço ao mesmo tempo.