“Wilson Lima: um fracasso; Amazonino tem problema de saúde; e Braga está preparado”

O deputado federal Sidney Leite (PSD) classificou o governador Wilson Lima (PSC) como “um grande fracasso” por, na avaliação dele, não corresponder à expectativa de renovação e mudança criada pela população do Amazonas em 2018. Wilson Lima foi eleito, derrotando o grupo político que se reveza no poder há quase 40 anos e com a maior votação da história do estado.

Filiado ao PSD de Omar Aziz, Sidney também vê fracasso na gestão de Lima diante de uma arrecadação crescente.

“Eu entendo que o governador Wilson Lima é um grande fracasso à frente do governo do Amazonas. Temos problemas. A população confiou nele a mudança e a renovação e, infelizmente, o governo não tem apontado solução e a população do Amazonas sofre muito. Não só em relação à pandemia, mas em relação à infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico, mesmo a receita do estado tendo aumentado significativamente”, avaliou.

A declaração de Sidney ocorreu durante entrevista ao BandNews Manaus, nesta segunda-feira, dia 30, aos jornalistas Raphael Campos e Rosiene Carvalho.

Em seu primeiro mandato de deputado federal e com quase 30 anos de vida pública, Sidney Leite se prepara para disputar as Eleições 2022 circulando o interior do estado e apresentando como trunfo o resultados dos R$ 200 milhões em emendas.

As emendas impositivas federais deram autonomia e independências aos parlamentares da bancada do Amazonas em relação às máquinas estadual e federal.

Além de críticas ao governador, Sidney afirma que Amazonino tem história, mas carece de saúde para Governar o Amazonas e afirma que o senador Eduardo Braga está preparado para a disputa.

No mandato, Sidney tem quadro de votações que o descola dos demais: vota na maioria das vezes com o Governo Federal, mas se posiciona criticamente em pautas polêmicas da situação. Na privatização da Eletrobrás e Correios, por exemplo, votou contra. Para o deputado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, adota uma forma açodada de mostrar serviço para o capital. “Não dá para concordar com esse tipo de erro”, avaliou.

A reportagem solicitou, mas não recebeu até a publicação desta matéria, resposta da Secom (Secretaria de Estado de Comunicação).

A assessoria de comunicação de Amazonino Mendes respondeu que saúde do ex-governador está “muito bem” e que ele está “mais inteiro e em forma que o deputado”.

Veja nos links a seguir a opinião do deputado sobre temas que estão na pauta do Congresso Nacional e sobre os políticos do Amazonas. Leia os principais opiniões emitidas por Sidney Leite, durante a entrevista, no texto abaixo:

“Marco temporal”

“Entendo que os povos originários têm direitos e devem ser garantidos a eles esses direitos. Mas também entendo que a Funai precisa cumprir um papel de forma célere e efetivamente defender os interesses da população indígena. Porque, num passado não tão distante, a Funai começou a emitir rani (registro administrativo de nascimento indígena) para pessoas não indígenas. E isso é muito grave”.

Energia Elétrica

“Pagamos a energia mais cara do País e achávamos que com a privatização isso ia melhorar e não aconteceu. Temos vários municípios sofrendo com falta de energia. O mais grave é Apuí que sofre com racionamento e inúmeras interrupções em Manaus. Entendo que a empresa deve satisfação à população e já deveria ter se consolidado, muitos problemas deveriam ter sido resolvidos para que a gente tenha uma energia de qualidade”.

Coligações e distritão

“Precisamos fortalecer os partidos políticos, por isso votei contra coligações. Com esse cenários de muitos partidos que confundem a cabeça do eleitor, sou a favor do distritão. Temos que avançar no processo de fortalecimento dos partidos políticos e com mais de 30 a gente não consegue isso, como também oxigenar o ambiente da democracia brasileira.”

Wilson Lima

“Um grande fracasso”

David Almeida

“Está dando uma cara nova para Manaus. Sangue novo. Poderá surpreender”.

Amazonino Mendes

“Já contribuiu muito para o Amazonas. Ele tem um problema de saúde e isso dificulta muito não somente na campanha como também se, eventualmente, tivesse êxito na eleição”

Ricardo Nicolau

“Nome novo, determinado e inovador”.

Omar Aziz

“Foi determinante sua função no Senado como presidente da CPI para avançarmos na vacinação no Brasil. Um mérito dele. Forte candidato ao Senado pela liderança que consegue aglutinar no estado e pelo destaque no Senado Federal”

Eduardo Braga

“Preparado. É um estudioso e, juntamente com o senador Omar, conseguem muitos recursos para o estado. Tem condições reais para disputar o Governo do Estado”

Coronel Menezes

“Ser amigo de alguém não credencia ninguém a ser candidato. A boa política requer pessoas que tenham amadurecimento, conhecimento para defender os interesses do estado, tão complexo como é o Amazonas”

Presidente Bolsonaro

“Perde uma grande oportunidade. Perde muito tempo fazendo política num momento que a inflação caminha para dois dígitos. Brigar por brigar não nos leva a lugar nenhum. O presidente perde muito tempo com polêmicas que não traduzem nada do que a população precisa.”

Lula

“Tem muita capacidade de aglutinar e nada a perder. Agora, não tira dele a característica de esquerda, como essa proposta de regulamentar a imprensa, que é algo que o Brasil de hoje não aceita mais. É, sem dúvida nenhuma, um forte candidato a presidência da República, mas entendo que há muita água para passar por baixo dessa ponte”

Lupi convida Nicolau e Luiz Castro para serem candidatos a governo e Senado pelo PDT

Governador do AM desqualifica CPI da Covid e diz: “Não vou me submeter a isso”