Yanomami de 15 anos é 1º indígena aldeado a morrer por Covid-19, informa Agência Amazônia Real

Foto: Aldeia Yanomami (Agência Amazônia Real)

Um estudante Yanomami de 15 anos, morreu às 20 horas (21h em Brasília) por complicações da infecção no pulmão em função da doença Covid-19, informou na madrugada desta sexta-feira a agência de notícias Amazônia Real.

A Amazônia Real confirmou a informação com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde. O adolescente estava internado desde o dia 3 de abril no Hospital Geral de Roraima, unidade da rede estadual do estado.

Segundo informações prestadas à Amazônia Real pelo médico infectologista da Sesai Joel Gonzaga, o adolescente agravou em função do histórico de doenças como desnutrição, anemia e malárias repetitivas, sendo que a mais recente teria ocorrido em março.

De acordo com a agência, o jovem passou 21 dias com sintomas do novo coronavírus, buscou atendimento e não foi testado. Nesta situação, circulou por vários locais e voltou para a aldeia.

Na matéria sobre a morte do yanomami, a Folha de São Paulo destaca que “invasão garimpeira, entre os anos 1960 e 1980 resultou na morte de cerca de 15% da população, principalmente por causa do sarampo, uma doença viral”.

“Os pais do estudante, cinco profissionais da saúde indígena, um piloto de avião e a Comunidade Helepi, com cerca de 70 pessoas, estão no isolamento e monitoramento pela Sesai por terem mantido contato com o Alvanei”, informa matéria da Amazônia Real.

Leia mais detalhes neste link, no site da agência Amazônia Real.

Foto: Agência de notícias Amazônia Real