Zé Ricardo e Marília Arraes pedem a Gleise que PT anuncie pré-candidatos em março

Marília Arraes, Gleise Hoffman e José Ricardo na Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação
Marília Arraes, Gleise Hoffman e José Ricardo na Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus José Ricardo (PT) e a deputada federal e pré-candidata a prefeita de Recife Marília Arraes conversaram nesta quarta-feira, dia 5, com a presidente do PT, Gleise Hoffmann, sobre a disputa eleitoral de 2020.

Os três fazem parte da bancada do PT na Câmara dos Deputados.

Favoritos

As duas cidades, entre outras capitais, são tratadas pelo PT como prioridades na disputa pela prefeitura em 2020, em função do favoritismo apontado aos dois pelas pesquisas eleitorais.

Em março

José Ricardo e Marília Arraes estão preocupados com o curto tempo de organização para a campanha caso os processos internos de definição de nomes se prolonguem. Os dois querem que suas pré-candidaturas sejam confirmadas e anunciadas pelo partido em março.

Reunião

Nesta sexta-feira, dia 7, o ex-presidente Lula deve reunir com pré-candidatos pelo PT no Rio de Janeiro, data em que o partido comemora 40 anos. Há extensa programação cultural e agendas políticas. A reunião com a bancada do PT estava programada para o dia 10, mas foi adiada para março em função de viagem do ex-presidente para encontro com o Papa Francisco.

Sem viagem perdida

Na tarde desta quinta-feira, José Ricardo já estava em deslocamento para o Rio de Janeiro. Por meio do secretário-geral do PT e deputado federal Paulo Teixeira articulou a reunião com o ex-presidente para tratar sobre sua pré-candidatura.

Uma sinalização direta de Lula em favor de seu nome seria uma bênção quase que irrevogável. Embora, nacionalmente José Ricardo figure no rol dos nomes com alta cotação de vitória.

Resistência

O deputado enfrenta disputas políticas internas com outras tendências do PT no Amazonas lideradas pelo presidente estadual da sigla e aliado no Amazonas de Gleise Hoffmman, Sinésio Campos, e o presidente municipal do PT, Valdemir Santana. Os dois defendem prévias para a escolha do pré-candidato. Internamente, os dois dirigentes sãos mais fortes e têm mais votos que José Ricardo.

Arraes

Em relação a Marília Arraes, Lula já se manifestou favorável à sua candidatura à Prefeitura de Recife. Ela que teve a candidatura ao Governo de Pernambuco jogada na água em 2018 em função de aliança com o PSB, que reelegeu o governador Paulo Câmara, desta vez é tratada como prioridade, de acordo com matéria publicada pelo site Poder 247.

“O PT já apoiou o governador Eduardo Campos duas vezes. O PT apoiou o atual governador duas vezes. O PT já apoiou o prefeito deles duas vezes. Agora, vai ter uma eleição. Nós temos a Marília Arraes, que é uma figura pública importante no Estado, deputada federal”, disse Lula, segundo o site.

Lula e Marília Arraes. Foto: Ricardo Stuckert

Favoritismo não garantiu candidatura

Em 2018, Marília tinha chance de desbancar a reeleição do governador do PSB porque aparecia tecnicamente empatada com Câmara nas pesquisas de intenção de votos. No entanto, no fechamento das alianças se tornou candidata à deputada federal.

Prioridades

Em 2020, o PT dá sinais, neste momento, de priorizar as candidaturas próprias com chances de vitória com o objetivo de se fortalecer pelo Pais. Além de Manaus e Recife, São Paulo, Rio Branco, Fortaleza e Salvador são capitais em que o partido considera que pode conquistar vitória.