
O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus José Ricardo (PT) demonstrou, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, dia 30, ânimo para a disputa eleitoral de 2020 e que está em intensa atividade de pré-campanha para a sucessão de Arthur Neto (PSDB).
Na coletiva, José Ricardo apresentou dois importantes trunfos para garantir sua candidatura, interna e externamente ao partido. O primeiro é a simpatia e declarações a favor da mesma de lideranças nacionais como a presidente do PT, Gleise Hoffman, e o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
O segundo trunfo são as declarações positivas a seu respeito das principais lideranças católicas do Amazonas. Os católicos e as católicas são maioria na população e, portanto, no eleitorado.
Dois bispos
A coletiva de José Ricardo contou com a presença e manifestações favoráveis a ele do arcebispo emérito e administrador apostólico da Arquidiocese de Manaus, Dom Sérgio Castriani, altamente ativo intelectualmente na condução da comunidade católica. Também esteve presente o novo arcebispo, Dom Leonardo Steiner, que substitui Dom Sérgio na função.
Outra liderança católica que deu declarações de elogio a Zé Ricardo, na coletiva, foi a Irmã Santina, que trabalhou por 22 anos no Haiti e está há dez anos em Manaus.
Pedido de votos e engajamento
Dom Sérgio assinou o prefácio de uma coletânea de artigos de José Ricardo que foi distribuída nesta quinta-feira. Nela, o líder católico diz que “a existência de políticos como José Ricardo dá esperança de um País mais justo e fraterno” e acrescenta que é preciso fortalecer esses políticos, “votando neles”.
Dom Leonardo deu tom de que a postura de Dom Sérgio na função não ficará com vácuo. Em sua fala, disse que é importante que católicos estejam presentes na política e acompanhem o mandato de quem elegem. Criticou ainda a política de privatização do Estado.
Lula
Quando questionado sobre os problemas internos do PT sobre 2020 e se sua candidatura já estava resolvida, José Ricardo respondeu sorrindo: “Acho que não está resolvido em nenhum partido”.
Zé Ricardo acrescentou que deve reunir com a presidente Gleise Hoffman na próxima semana, quando serão retomados os trabalhos na Câmara dos Deputados, e lembrou que ela já se manifestou de forma favorável à sua candidatura.
Em seguida, disse que vai aproveitar a reunião da bancada do PT, no dia 10 de fevereiro, com o ex-presidente Lula para um particular com ele sobre Manaus. As falas de Zé Ricardo deram conotação que a chancela da direção nacional é mais importante que os obstáculos locais.
Uma manifestação favorável de Lula pode simbolizar uma bênção para a candidatura Zé Ricardo.
Sinésio
Quando questionado sobre outras pré-candidaturas como a do presidente estadual do PT, Sinésio Campos, respondeu: “Nas pesquisas o resultado está bem mais favorável a mim que ao outro companheiro”.
Reuniões
Zé Ricardo deu a entender que está em intensa agenda de reuniões. Falou de encontro com lideranças de trabalhadores da segurança pública e com empresários da indústria instalada em Manaus.
Politicamente, seus assessores destacaram reuniões agendadas, para os próximos dias, com o presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra, do PSB, Marcelo Serafim, do PSOL e do PDT.
Fieam
Durante a coletiva, o deputado destacou declarações do presidente da Fieam, Antônio Silva, em matéria do blog. “Foi a primeira vez que vi um empresário publicamente falar neste nível: que o governo está gerando desemprego até para os seus eleitores. Os empresários falam de empresas que vão falir e ele falou em desemprego”.
Artilharias
Um ponto interessante ocorrido nos bastidores da coletiva de José Ricardo foram comentários de membros do PT ligados ao deputado e presentes no local com jornalistas. Disseram estar sabendo de documentos e denúncias contra outros possíveis pré-candidatos à Prefeitura de Manaus: o presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), e o vice-governador do Estado do Amazonas, Carlos Almeida Filho (PRTB).
Contra o presidente da ALE-AM, segundo esses membros petistas da tendência de José Ricardo, os documentos se referem a nomeações e exonerações na assembleia de cargos comissionados e sua relação com as lideranças do Aliança pelo Brasil.
Josué Neto e Carlos Almeida são considerados, no meio político, como possíveis pré-candidatos à sucessão de Arthur Neto na prefeitura. O presidente da ALE-AM atua num campo de possibilidade de apoio do presidente Jair Bolsonaro. O vice circula no campo do apoio da máquina do Governo do Estado.
Josué não descarta a tentativa de concorrer. O vice nega.
Foto: Divulgação José Ricardo